6.4.06

Kuan Kun e as artes marciais chinesas


Kuan Kun foi um bravo general e filósofo confucionista, um guerreiro que realizava diversos feitos heróicos a favor de seu povo. Saiba um pouco mais sobre este guerreiro idolatrado por diversas modalidades de artes marciais chinesas.

Sua lealdade, justiça e retidão de caráter eram notáveis. Por este motivo Kuan Kun assumiu o posto de General do exército de Shu Han (um dos reis dos três reinos. 220-280 a.C.). Kuan Kun manuseava magistralmente uma arma mortífera, o Kwan Tao, cujo peso era de 50kg. Segundo dizem, a arma emitia vibrações de perigos eminentes. Foi derrotado e faleceu aos 52 anos por um ataque surpresa em uma batalha, o que dizem ter ocorrido por traição de um dos seus soldados, o qual dera a localização exata de sua posição ao inimigo Conta uma lenda que Kuan Kun ao chegar em uma cidade onde os habitantes estavam escondidos, soube que uma serpente gigantesca aparecera e matara vários habitantes, além de devorar muitas crianças. Kuan Kun resolveu procurar o referido animal e após encontrá-lo, iniciou-se uma longa luta. Como resultado final, conseguiu o general sair vencedor, matou e jogou a serpente no rio. Dias depois, no mesmo lugar onde jogou a serpente, foi encontrada uma lâmina com um dragão gravado que deu origem a uma arma chamada Kuan Tao. Certa vez, em um fato real, foi ferido por uma flecha envenenada durante uma batalha. Com o braço ferido, procurou um médico cirurgião chinês muito famoso: Dr. Huatuo. Perante o médico, negou a ingestão de medicamentos analgésicos e para provar que era merecedor do cargo que ocupava suportou a cirurgia em um jogo de Go (xadrez chinês). Por mais uma vez demonstrou seu controle e sua bravura suportando a dor, enquanto Huatuo removia a flecha envenenada de seu braço, limpando o ferimento até o osso sem que uma dor transparecesse em seu rosto. Diversos pintores realizaram obras sobre tal acontecimento e em todos os quadros pintados podemos ver Kuan Kun sendo operado, Huatuo realizando a cirurgia e o jogo transcorrendo normalmente. Segundo dizem, como descrito no livro "Os Três Reinos", o general nem sequer pestanejou, por momento algum, enquanto era salvo da morte. Huatuo foi considerado um dos maiores médicos da época, habilidoso cirurgião e o primeiro a aplicar analgesia em cirurgias. Conhecedor profundo da fitoterapia chinesa e formador de várias teorias no campo da medicina, descobriu também diversos pontos de acupuntura alinhados paralelamente à coluna vertebral, além de ser famoso por criar um estilo de luta terapêutico. Este estilo englobava o Qi Gong (Chi Kung), baseado nos movimentos de cinco animais (tigre, cervo, urso, macaco e garça).

Fonte: Site www.inema.com.br

Obs: Débora, eu sei que está aí, trate de comentar!!!

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olha! Blog do Flavio tb é cultura!!
Passando pra deixar um oizinhu!!! Agora só da pra fazer isso de fim de semana!
bjos e boa semana

12:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

Por essas e outras que o Kung Fu é a arte marcial mais power que existe!

Um abraço!

9:46 AM  
Blogger Blackmantis said...

Isso aí, Denis!

10:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mas ninguém ganha do Chuck Noris com o seu poderoso Roundhouse Kick.

Nem dele nem do Remo, Desarmado e Perigoso.


Ps: o sobrenome dele é mesmo Desarmado e Perigoso. Desarmado por parte de pai, e Perigoso por parte de mãe.

1:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ai ai ai ... só pra dizer oi, pq eu fiquei com preguiça de ler tudo, sem dizer que o tempo tb não me deixa ler tudo que quero.
bjus

6:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Testando para a Débora que não sabe comentar...

12:51 PM  
Blogger Blackmantis said...

hehehehe essa foi boa!

1:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Flavius eu estava escundida sabe...mas legal saber sobre o Kuan Ku, foi dez !Mas por falar em artes marcias, meu braço direito ficou roxo da aula de ontem, mas isso é bom porque sei que isso só irá fazer com que eu melhore minha técnica e meu poder de luta rs já li isso em algum lugar...e me resta saber se foi vc ou o João...mas pensando bem acho que foi o Havi. Abraço, até mais.

1:10 PM  
Blogger Blackmantis said...

Bem Debbie, eu também tenho um hematoma no braço e SEI que foi o João, mas já estou acostumado hehehehee....

1:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

quem é vc black mantis ? eu te conheço, ou vc é de outra associação?

2:19 PM  
Blogger Blackmantis said...

Sou eu mesmo, Deby... eu oras!!!

8:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Vejam essa notícia:

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI957929-EI4799,00.html

Agora meu sonho de me tornar o GladiadorDourado está próximo.

10:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

Só passei por aqui para dizer que o nome do autor do artigo "Kuan Kun e as artes marciais chinesas" chama-se Ms. Roberto Cardia e o endereço correto do site "inema" para esta ou mais matérias do autor é http://inema.com.br/ff/f026212/

O site pessoal dele é www.taochido.com

Lembrem-se sempre de colocar os endereços corretos e o NOME DO AUTOR!!!

Caso seja possível seiria correto ajustar na página principal o nome dele + o endereço correto do "inema"

Valeu!

5:01 PM  

Postar um comentário

<< Home